Brasil: “Sojicultores terão altas produtividades nesta safra”, afirma climatologista

Regularidade das chuvas deve ocorrer a partir da segunda quinzena de novembro

Todo início de safra é grande a expectativa  do sojicultor que cuida do solo, escolhe as melhores cultivares, entre outras práticas para obter uma excelente produção.  Porém, o clima é uma grande preocupação, em que a umidade adequada é determinante para uma boa produção de soja.

O Professor Climatologista e Doutor em Agronomia da Universidade de Rio Verde (UniRV), Gilmar Oliveira Santos,  afirma que, de modo geral, os sojicultores terão altas produtividades, isso porque a previsão é se tenha regularidade das chuvas a partir do mês de novembro.  “Na segunda quinzena do mês de novembro, espera-se uma melhor regularidade do volume de chuva em toda a região produtora de soja, com volume dentro da normalidade”, afirma Gilmar.

Ele explica que de modo específico, com a influência do La Niña, a regularidade das chuvas pode levar um tempo, principalmente na região centro-oeste.  A região sul pode ser mais afetada com o volume de chuva, ficando abaixo da média. O aumento gradativo da chuva deve ocorrer com a chegada do verão, analisa.

O climatologista explica que com o veranico há um atraso no plantio como por exemplo, no município de Rio Verde-GO, o plantio de soja foi liberado desde o dia 25 de setembro, porém, a condição climática só favoreceu a semeadura na segunda quinzena do mês de outubro.

Segundo ele, o volume de chuva registrado até o momento é de 100 mm. O veranico neste início do mês de novembro, preocupa os produtores que plantio no final do mês de outubro, principalmente em solo arenoso. A previsão é de que nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, deve haver chuva dentro da normalidade, com volume total acumulado de aproximadamente 700 mm, afirma Gilmar.

O professor ainda ressalta que em relação aos demais elementos meteorológicos, os mesmos serão suficientes para atender a demanda da cultura da soja, em todas as suas fases.

“Na segunda quinzena do mês de novembro, espera-se uma melhor regularidade do volume de chuva em toda a região produtora de soja, com volume dentro da normalidade”

gilmar
Dr. Gilmar Oliveira Santos  – Climatologista e Doutor em Agronomia – UniRV
palhada

Dicas ao sojicultor

O agricultor sofre pela influência da chuva, pelo excesso ou pela falta, assim como altas ou baixas temperaturas, sendo estes elementos climáticos que mais afetam a produtividade de soja. “O uso de sistemas de irrigação e a conservação da palhada a cultura antecessora é uma das melhores estratégias de assegurar a disponibilidade de água no solo, reduzir a taxa de evaporação e reduzir a temperatura do mesmo”, finaliza o climatologista.

Palhada em uma plantação da cultivar FTR 4153 IPRO – Palmeira/PR. 2020 | Foto: Djhonatan Lima