Melhoramento Genético e Tecnologias voltadas à Produtividade

Com portfólio diversificado a FT Sementes oferece soluções em cultivares altamente produtivas.

   A produção de soja para a Safra 2020/2021 deverá alcançar patamares históricos, sendo estimada em torno de 135,4 milhões de toneladas do grão, segundo o 8º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse incremento de produção de 8,5% (10,6 milhões de toneladas), em relação à safra anterior, é resultado tanto do aumento de 4,2% (1,6 milhões de hectares) da área plantada quanto do aprimoramento genético da cultura que contribui para maiores produtividades.

   Pioneira em melhoramento genético da soja no Brasil, a FT Sementes foi fundada em 1972 pelo ponta grossense Francisco Terasawa. A empresa possui sede em Ponta Grossa-PR e, durante esses 49 anos, tem contribuído com excelência no desenvolvimento de tecnologias e no lançamento de novas cultivares de soja para o mercado nacional e internacional.

   O CEO e melhorista de soja da FT Sementes, Dr. Maurício Terasawa, ressalta que “um dos maiores desafios da produção agrícola e, em especial da cultura da soja, é a busca incessante pelo aumento de produtividade, racionalizando a utilização dos recursos hídricos e minimizando os impactos ambientais. Diante dessa realidade, o melhoramento genético tem sido fator determinante na busca de cultivares mais produtivas e adaptadas à realidade de cada agricultor”.

   Entre as cultivares de soja disponibilizadas pela FT Sementes, para os produtores da região, destacam-se os materiais com tecnologia INTACTA RR2 PRO (IPRO), de ampla adaptação, teto produtivo elevado e que permitem o planejamento assertivo, desde o plantio até a época de colheita. A cultivar FTR 2949 IPRO se destaca por possuir um ciclo hiper precoce, sendo necessários em torno de 100 dias desde o plantio à colheita, “o que possibilita ao produtor plantar uma segunda safra, de milho ou feijão, aproveitando a disponibilidade de chuvas do verão”, destaca o melhorista.

Vários fatores influenciam na produtividade da soja e, atualmente, entre os desafios enfrentados pelos sojicultores está a podridão radicular de fitóftora, que acomete plantas na fase inicial da lavoura levando-as à morte.

“Um dos maiores desafios da produção agrícola é a busca incessante pelo aumento da produtividade”

MauricoTerasawa17
Mauricio Terasawa Melhorista e CEO da FT Sementes

   Maurício Terasawa reforça que “entre os elementos que mitigam esse problema está o uso de cultivares tolerantes ao patógeno, como é o caso da cultivar FTR 3557 IPRO, que ganhou destaque em todo o Centro Sul do Brasil pela excelente adaptação às mais diversas situações climáticas, incluindo situações de veranico severo, além do seu elevado teto produtivo”.

   O melhoramento de soja é desafiador, pois associa a busca por cultivares mais tolerantes aos diversos patógenos que acometem a cultura, além de um maior incremento na produtividade aliado a um menor tempo entre o plantio e a colheita. Cultivares de ciclos precoces e médios tem se destacado na região dos Campos Gerais.  A necessidade de balanceamento de características específicas, como tolerâncias às mais diversas pragas e doenças, precocidade e teto produtivo levou os pesquisadores ao desenvolvimento de uma cultivar extremante equilibrada e altamente produtiva, a FTR 4153 IPRO. O Melhorista ressalta que “essa cultivar apresenta características que garantem tetos produtivos expressivos, além de um ciclo super precoce”.

   A cada safra, apesar da evolução das tecnologias, fatores como instabilidade climática e o surgimento de novas pragas e patógenos influenciam diretamente na rentabilidade da colheita, e “o Melhoramento Genético é fundamental para o desenvolvimento de cultivares com maior adaptação à essa realidade e com um maior potencial produtivo”, finaliza Maurício Terasawa.

Publicado em DC Agro – Grão e Máquinas – Maio 2021

Saiba mais sobre nossas cultivares